Novidades no plano odontológico que cobre aparelho
Para os que se incomodavam com a ideia da aparência metálica e coloração das "borrachinhas", assim como os desconfortos causados pelos ajustes de um aparelho ortodôntico convencional, a ortodontia traz novidades! Com a evolução das técnicas odontológicas, o aparelho fixo também se modernizou e, atualmente, o paciente já pode escolher um tratamento com menor prazo de duração e menos dolorido. Essa inovação diz respeito ao aparelho autoligado - método que objetiva a movimentação dos dentes, a limpeza e, até mesmo a estética do sorriso.
Assim como, as técnicas de correção evoluíram, os modelos de plano odontológico que cobre aparelho seguiram os avanços e, a depender da disponibilidade de empresa seguradora e do valor pago pela assistência, é possível incluir a utilização dos aparelhos estéticos.
Plano odontológico que cobre aparelho estético
O aparelho tradicional conta com ligaduras ou, como também são conhecidas, as borrachinhas - elementos que prendem o arco de metal aos bráquetes. Além de, promoverem o excesso de germes, esses objetos não impedem que o arco realize movimentos, situação que acaba tornando o tratamento mais lento e menos proveitoso. Quando a higienização não é realizada de maneira correta, visto que, são mais do que comuns, os casos de pacientes de tratamento de aparelho ortodôntico com problemas infecciosos, pode ocorrer a promoção de consequências, como:
- Cáries;
- Gengivite;
- Doença periodontal;
- Cálculo.
Com a utilização do aparelho metálico, os bráquetes atuam, essencialmente, como uma presilha, que fixa os arcos e impede que eles se movimentem. A ausência dessas ligaduras facilita, ainda mais, a limpeza e contribui como medida preventiva para males como a halitose e os casos listados acima.
Os valores referentes à contratação de um plano odontológico que cobre aparelho autoligado podem ser considerados mais expansivos do que os tipos tradicionais, ainda assim, como o modelo estético não exige a utilização de ligaduras, não são necessárias tantas consultas de manutenção. Além do mais, como o arco fica fixo aos bráquetes, a articulação é mais definida. O que permite que a duração do tratamento seja reduzida - quando comparada ao tratamento convencional.Indicações de plano odontológico que cobre aparelho autoligado
Segundo profissionais da área, a opção autoligada chega a ser, até cinco vezes mais eficaz do que o tratamento feito com o aparelho convencional. Uma das principais queixas de pacientes com relação ao tratamento com ligaduras, refere-se as feridas ocasionadas nas bochechas pelo atrito com os elementos de metal. Muitos chegam até a usar uma cera para proteção das laterais da boca.
Como no caso do aparelho autoligado, os bráquetes são menores, não costumam criar atritos com outras partes da boca. Isso traz mais um benefício, afinal, não causam machucados e aftas. Além das vantagens já citadas, essa solução pode ser a mais indicada, nos casos de pacientes que possuem problemas quanto a expansão da arcada. Nessas circunstâncias, esse modelo costuma ser o mais eficiente.
Além disso, consequências relacionadas à má oclusão, alinhamento dos dentes, mutações ósseas entre outras, também podem ser bem atendidas por essa modalidade. O que faz do plano odontológico que cobre aparelho estético, um investimento de alto rendimento!