Vantagens de um plano dentário familiar
Quem opta por um plano dentário familiar, certamente, busca pelas vantagens oferecidas através da assistência odontológica e, valores mais acessíveis quando comparados aos custos de um convênio de saúde tradicional.
Geralmente, o acréscimo em relação ao valor empregado em um modelo básico é pequeno e, não possui força para impactar, de maneira negativa, no orçamento mensal. Pode-se, inclusive, incorporá-lo entre as despesas cotidianas, sem que isso surta como gasto muito grande.
Além do mais, o preço de um plano dentário familiar não chega perto do que costuma ser aplicado em uma consulta particular, sendo assim, são inúmeros os benefícios para que se opte pela contratação desse tipo de serviço. Dentre eles, estão as consultas de rotina, afinal, o usuário poderá dar continuidade à um procedimento sem ter de se preocupar com despesas extras que, comumente, desanimam e retardam a volta ao consultório do dentista. Ainda, pode-se manter a saúde bucal em ordem, já que, o conveniado terá sempre um tratamento integrado, seguido de um acompanhamento especializado.
Plano dentário familiar e opções de tratamento
Um plano dentário familiar pode oferecer muitas opções de tratamento, pois não são somente as limpezas que costumam integrar a lista de cobertura de um convênio odontológico. Contudo, anteriormente ao fechamento do contrato final de um plano dentário familiar com uma operadora, é preciso verificar se a mesma está registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e, se cobre as obrigações impostas como, por exemplo:
- O atendimento a emergências;
- Limpeza e remoção de tártaro ou cálculo;
- Tratamento para doença periodontal;
- Soluções para infecções e inflamações no tecido gengival.
Esses itens são de suma importância, considerando que a empresa precisa estar autorizada pela ANS para funcionar dentro das normas, obrigatoriamente, impostas.
Uma maneira de ter o conhecimento sobre as características da seguradora é solicitando, ao corretor do plano dentário familiar, o número do registro, para que se possa conferir no site antes de assinar o contrato.
Como dito anteriormente, é essencial estar atento aos tratamentos que estão inclusos na cobertura do plano dentário familiar e, é comum que as opções mais básicas não incluam serviços tidos como de cunho estético como, por exemplo, a aplicação de aparelho odontológico e a colocação de implantes de dentes. Por isso, não deixe de comparar as propostas e, escolher o modelo que melhor irá atender às suas necessidades e de sua família.
Saiba os períodos de carência de um plano dentário familiar
É necessário ainda, alertar-se quanto ao prazo de carência exigido para cada tipo de atendimento. O usuário realiza o pagamento das taxas mensais porém, precisa aguardar o período estipulado para usufruir de todos os serviços.
Para os casos de emergência, a espera é de apenas 24 horas. Enquanto que, para as visitas de rotina o prazo pode se estender a 30 dias. Em relação aos procedimentos mais custosos, essa exigência pode chegar a até 180 dias. Além de, ser essencial que o interessado em adquirir um convênio de assistência odontológica, procure saber quais são os consultórios, clínicas e laboratórios disponibilizados pelas operadoras.